quarta-feira, março 31, 2010

Sobre a carreira

Eu estava revisando meu currículo esses tempos atrás e comecei a ver no que já trabalhei, não em tecnologia, mas os negócios em que trabalhei, e fiquei surpreso com a quantidade de coisa que 'entuia os meu norônio'. Olha que beleza:
Comecei dando aula de DOS, WordStar, Lotus-123 e QuattroPro, depois seguem aulas de Windows, Access e 3DStudio (versão DOS!).
Largo as aulas e vou dar manutenção em um sistema auxiliar de uma indústria de celulose e papel.
Pouco tempo depois começo a mexer com e-commerce e um portal.
Mais um ano e vou pra bioinformática mexer com análise de DNA.
Saio e vou trabalhar com e-government na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
Na sequência engata um sistema para configuração de equipamento de medição remota, e o front-end de um e-banking.
Fico 2 meses parado e vou trabalhar com replicação de autorização em catracas eletrônicas, middleware para transferência de dados entre fabricantes de móveis, CRM, e um site para corrida de cavalos.
Nesse meio tempo correm em paralelo: mais aulas e mais sistemas para bioinformática.
Saio e vou trabalhar com logística, segurança pública e análise de recursos hídricos.
E agora, fazem duas semanas, tráfego de controle aéreo controle de tráfego aéreo.
...
De DNA a burocracia, de caminhões e cavalos a aeronaves. Tenho certeza que tenho alguma lição pra tirar disso, mas não sei qual :D
O mais engraçado é que, no final de cada sistema, eu (e todo mundo que tinha trabalhado no projeto) sabia mais que muita gente da área. Acho que é efeito colateral de quando você tem que esmiuçar tudo quanto é regra para poder fazer o software. Depois que passa o projeto a memória faz seu trabalho e lentamente você vai esquecendo tudo que aprendeu. Eu me divirto no processo, mas às vezes me parece um tremendo esforço em vão, já que vou esqueçendo tudo. =/

Ginger - Scratch you own itch

3 meses que não escrevo nada... não sei pq insisto em manter um blog :) Vai ver é pro meu ego ter algum lugar onde estravazar.
Já ouvi aquela idéia do "scratch you own itch"? Dizem que muitos produtos legais vêm disso, ou seja, quando o desenvolvedor fica incomodado o suficiente com algo e faz um programa pra resolver seu problema.
Bom, eu trabalho com Java 8 horas por dia (e Ruby nas outras 2 horas) e estou sempre reescrevendo os mesmos utilitários o tempo todo para todo projeto que entro. Então, resolvi "coçar minha coceira" e montar uma lib de uma vez com esses utilitários. Aproveitando para dar uma polida geral neles para ficarem bem bacanas.
Nasce então a "Ginger", uma pretensiosa biblioteca que promete acabar com todos os seus problemas (haha! Silver bullet!!! haha!). Brincadeira! Ginger ainda é pré-adolescente e vai levar um tempo até servir de algo. Mas ela está lá, para quem quiser apreciar e, principalmente, criticar.
Ginger hoje tem um objeto "DuckType", que facilita a parte de reflexão, e estou trabalhando em facilitar expressões regulares e manipulação de texto.
Acabou que me empolguei com umas idéias nessa parte e resolvi fazer umas experimentações. Acho que descobri um jeito de expandir expressões regulares para fazer algumas coisas "impossíveis" do tipo "encontre tudo que não for isso", e facilitar o uso de lookahead e lookbehind, que são sempre complicadas.
É isso aí, opiniões são bem vindas. :)