quarta-feira, setembro 12, 2007

Melhorando o detector de "bullshit"

Sabe quando você está lendo um texto, não chegou nem na metade e pensa: "bullshit". Poisé, faz um tempo tenho um "detector mental de bullshit" pra esse tipo de coisa. Funciona igual aos "code bad smells": você está numa conversa, ou está lendo algo, e algumas palavras fazer o detector tilintar. Aí você lê com mais atenção pra ver se é balela mesmo ou se tem fundamento. Tem algumas palavras que fazem o detector simplesmente gritar :) Muitas delas juntas, então, quase dão dor de cabeça!
  • Enterprise (top top!)
  • Arquitetura (ou pior, um texto todo em português, mas usando o termo em inglês)
  • Flexível
  • Robusto
  • Ágil (todo mundo virou ágil depois que isso virou power word)
  • Escalável
  • Performance (principalmente se não vem com NENHUMA medição)
  • "O correto é" ("correto" depende muuuuito do que você está fazendo)
  • Grande porte (parece que o povo mistura "muitas regras de negócio", "muitos usuários" ou "transações bagaraio" sem muita discriminação)
Entre outras... Recentemente fiz um "upgrade" no detector. Adicionei uma regra: "discussões sobre méritos de tecnologias em que o cara dá argumentos sobre performance". Muito, mas muito raramente mesmo, isso tem algum embasamento maior do que mero "achismo". E, pessoalmente, "rápido o suficiente" já está bom. Por outro lado, tem palavras que entram no "white list" e aliviam a coisa:
  • Teste
  • Padrão ou Anti-padrão
  • Pragmático
É... minha white list tá pequena! :D E aí? Alguém tem outras palavras que fazem o "detector de bullshit" tocar? (Garanto que tem gente que coloca a palavra "Rails" na lista :D)

6 comentários:

  1. Anônimo11:34 PM

    Minha lista negra com certeza inclui esses termos que você citou, mas pragmático e pragmatismo já viraram palavras da moda há muito tempo para estarem na minha "white list".

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:37 PM

    Só um pra brincar:

    Java + boa/bom/bem/curto/fácil

    Se eu colocar o resto, não vai sobrar muito termo técnico....

    White List? Acho que não tenho isso....

    ResponderExcluir
  3. Essa é boa. Conheço esse cara faz 200 anos e agora que fico sabendo que ele tem blog! Ronie-menino-maluco esse é o oficial ou é o do José Buscapé? :-)

    ResponderExcluir
  4. Minha lista negra não inclui exatamente palavras, se bem que algumas das que vc citou provocam caretas. Mas, o que me faz tilintar são erros de português, não qualquer erro, só os bem grosseiros.

    Na minha white list estão: testes, qualidade, curiosidade, pessoas (na verdade, peopleware, não consegui encontrar a palavra em português) e humor.

    ResponderExcluir
  5. Ah, sim, eu também não sabia desse novo(?) blog. Devidamente linkado lá no meu.

    ResponderExcluir
  6. Eu escondo esse blog pq tem gente por aí que vai ler ele e querer me esganar :D

    Na verdade, mantenho esse blog mais como notas pessoais pra eu lembrar das minhas idéias toscas depois. Tava olhando o histórico outro dia e tive agradáveis surpresas :)

    ResponderExcluir