quinta-feira, janeiro 10, 2008

Desgaste de informação

Hoje me deparei com uma situação que todo mundo passa, conhece, mas parece que ninguém toma medidas para conter o problema: quanto mais gente no meio entre a fonte de informação e o utilizador (EU!), pior a informação vai ficando. Cliente pede uma feature -> Relacionamento com cliente repassa para Gerente de projeto -> Gerente de projeto passa para Analista -> Analista passa para desenvolvedor. Nesse caminho, o que o cliente pediu já foi interpretado de maneiras diferente QUATRO vezes (Relacionamento, Gerente, Analista e Desenvolvedor). Em cada interpretação a informação sofreu um certo desgaste, detalhes se perderam e o pior: detalhes que podem ser irrelevantes foram adicionados. Esse é de longe o maior problema da informática, depois da comunicação falha (que é relacionada, mas não é a mesma coisa). Alguém sabe se existe alguma área que estuda o que acontece com a informação?

4 comentários:

  1. Anônimo4:11 PM

    É... isso lembra aquela velha brincadeira do "telefone sem fio". :D

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:11 PM

    Nâo sei exatamente se tem alguma área de estudo desse "fenômeno", mas metodologias como Scrum citam isso como um problema e tentam solucioná-lo propondo que todos os membros envolvidos em um projeto (incluindo o cliente) estejam fisicamente no mesmo local e participem de todas as discussões juntos. Com isso acaba o "telefone sem fio" e todo mundo têm acesso às idéias originais e às informações mais atualizadas.

    [ ]s, gc

    ResponderExcluir
  3. Triste, mas infelizmente a má comunicação impera em tempo de pessoas "superinterligadas" e com diversos meios de comunicação disponíveis. Nada como uma conversa frente a frente, que nem o GC comentou, tomar decisões e tirar dúvidas por email só em último caso.

    ResponderExcluir
  4. O que me lembra que existe um "desgaste" ainda maior da informação qdo ela vai por documento escrito, porque ainda é sujeito a interpretação e não tem ninguém para responder dúvidas. Existe a idéia de se ter uma notação formal, bem no esquema notação matemática, que não permite má interpretação. Mas não parece que esse tipo de coisa costuma ser bem sucedido. Mesmo UML é muito alto nível e sujeito à interpretação, e quando vc abaixa muito o nível, fica de um jeito que é mais rápido programar do que fazer os diagramas :p

    ResponderExcluir