sexta-feira, janeiro 30, 2009

Fadado a ser estúpido

Tentei escrever um pequeno mecanismo para transações explícitas em Java. Na primeira versão, ou o programador faz "try catch" direitinho (e repetitivamente), ou a coisa não funciona.

Implementei depois usando uma classe anônima. Fica parecido com closure, e resolve esse problema, mas ficou desagradável e com aquele gosto de "gambiarra" na boca.

A solução mais estúpida pareceu melhor...

Tentei também um mecanismo simples de reflexão no banco para poder gravar tabelas simples sem precisar fazer "dança da chuva" toda hora. Consegui, mas ainda ficou um negócio meio repetitivo e com o mesmo gosto de "gambiarra".

A solução mais idiota, criar beans pra tudo, tinha uma aparência melhor.

Moral da história: Ou sou realmente estúpido e minhas soluções são idiotas, ou sou esperto e a linguagem me faz parecer um estúpido. Ou seja, de qualquer maneira, sou estúpido.

Veja, eu adoro Java, é uma linguagem excelente. Mas ela não presta para fazer coisas dinâmicas do mesmo jeito que Ruby não presta pra fazer concorrência.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acho que uma boa explicação pra essa "cara de estupido" é usa esse seu exemplo para uma analogia. Java é como linguagem rústica usada para poemas formais e documentos oficiais (parecer judiciário por ex.) enquanto Ruby é a slang da internet, o rap de rua, a giría da galera.
    Escrever um laudo oficial com giria não seria la muito agradavel. E usar um chat da web falando com linguagem formal tambem não. Talvez você esteja só fazendo isso, tentando ser informal num ambiente formal demais.
    "Quando em Roma, faça como os romanos."

    ResponderExcluir