quarta-feira, junho 03, 2009

A difícil arte de explicar o abstrato

Tenho um problema básico de comunicação quando tratando com pessoal "não-nerd" como os gerentes (e a minha esposa). Toda vez que tenho que explicar "o código está ruim", eles me olham com aquela cara de tela azul do windows. Dá quase pra ouvir o somzinho no fundo: "pãm...!" Aí comento que é difícil dar manutenção, que leva mais tempo, que para fazer algo precisamos arrumar um pouco a coisa, que as estimativas não são confiáveis. "pãm...!?" Torna explicar que mexer ali pode causar problemas em outros lugares, que pode quebrar o que funciona, etc... etc... "pãm... pãm...!?" Finalmente, achei um jeito bom de explicar quando digo "o código está nojento" e eles entenderem a encrenca que é mexer naquilo. As imagens abaixo (do post http://www.tvsnob.com/archives/016683.php ) ajudaram muito: Primeiro, isso é um código bom: E isso aqui é "código ruim: Leia novamente as frases acima, mas observando as imagens... não fica óbvio? Agora, sempre que vamos conversar, eu mantenho essa imagens por perto, hora que o pessoal começa a viajar muito, eles colocam o povo na terra. E tudo mundo entende o problema que temos nas mãos. As imagens corretas valem por um milhão de palavras.

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