quinta-feira, outubro 28, 2004

ADD = TDD

Está rolando na lista de Extreme Programming uma idéia para trocar o nome "Test Driven Development" para "Assertion Driven Development". O ponto é que qdo vc diz "test" para um gerente, tem que explicar que não está falando de testes do jeito que eles conhecem. Ou seja, o termo "test" já induz a um mal-entendimento da coisa. Talvez mudando o termo vc só tenha que explicar uma coisa nova, e não desfazer um mal-entendido e explicar uma coisa nova. Kent Beck sugeriu "Specification Driven Development", mas eu acho que Kent é péssimo pra colocar nomes nas coisas. Além do que "Assertion Driven Development" fica com a sigla "ADD", o que é bem comercial. E convenhamos, mais comercial é mais fácil de se propagar, eu acho.

Um comentário:

  1. Não a palavra muito adequada mesmo pois test não expressa todo o processo, assert também não sei se é muito o caso, se bem que se tornou padrão os XUnits, pois afirmar (assert) não é bem o caso na hora de desenvolver, como alguém me disse uma vez no XP não são testes que fazemos, e sim tentativas e erros, e creio que a ideia é realmente essa, só que embora real não é uma ideia comercial, imagina vc dizendo pro cliente que você faz "desenvolvimento guiado por tentativa e erro" (algo como try ´n guess Driven Development - TGDD), mas de todas as alternativas talvez o assert seja o melhor, por ja ser padrão do XUnits e por ser um nome/sigla bem "vendavel"

    ResponderExcluir