domingo, outubro 31, 2004

"Para inglês ver"

Eu estava lendo essa manhã a revista "Consumidor Moderno" e logo no índice uma reportagem me chamou a atenção: "Recursos Humanos - Motivação é show (por Gilberto Paiva Junior)". Mas o que me chamou a atenção não foi o título, foi a empresa da qual a reportagem falava, a Atento. Por que? Bem... tive vários amigos que trabalharam em call centers da atento (total: 7 dos meus amigos mais chegados), desses, apenas um continua lá. Eu já ouvi muito sobre como funciona a empresa e todas as partes boas e muitas partes podres dela, então, qdo vi a reportagem, fiquei curioso se a percepção do artigo era o mesmo que meus amigos funcionários tinham. Já até imaginam o resultado, não? A reportagem mostra um programa de incentivo ao funcionário na forma de show de talentos. Esses meus amigos comentavam desses shows de talentos e dava para perceber que eles eram realmente motivantes. Mas mesmo assim, as reclamações deles sobre o trabalho eram muito maiores, ia de desde falta de reconhecimento até um regime de "exército" com tempos para atender, para ir ao banheiro, e "punições" (era percebido por eles como punição) por não atingir metas de vendas e coisa e tal. Resumo: péssimo clima de empresa e um medo incrível de ser demitido. Quer ver o efeito disso? Vc sabe que a Atento é quem faz o "call center" para a Telefonica, né? Em outras palavras, aqueles serviços que vc liga 102, 103, 104 (alguns até mudaram de número) etc e tal são responsabilidade da Atento. Vc já tentou ligar pra esses serviços? Ficou satisfeito? Ultimamente, toda vez que vou ligar para lá, já começo a ligação de mau humor. O atendente é um substituto de robô, sempre falando a mesma coisa (fraseologia, né), te atende como se quisesse q vc desligasse no segundo seguinte (o que é verdade, cerca de 30 segundos pra te atender no 102, se não me falha a memória) e frequentemente, se é algo chato pra ele, te derruba da linha, te põe em mudo, espera até vc desligar, etc e tal. Última vez, pra cancelar um daqueles serviços "gratuitos por 1 mês" que puseram no meu telefone (sem que eu tenha pedido, óbvio), tive que ligar 3 vezes e perdi quase uma hora nisso: na primeira, me deram uma desculpa nada a ver, dizendo que ele não poderia desligar o serviço, pedi pra falar com o supervisor, o atendente me "transferiu" e eu aguardei quase 15 minutos até a linha cair. Na segunda vez, outro atendente, outra desculpa (diferente da primeira), pedi novamente o supervisor e fiquei na linha mais 15 minutos. Na terceira vez meu mau humor já estava épico, pedi novamente para cancelarem os serviços, ouvi outra desculpa (diferente das duas primeiras), pedi o supervisor e o R.E. do atendente e já emendei um "se eu ficar esperando na linha e ela cair de novo, passo seu R.E. para o onbundsman reclamando", a atendente quase chorou e disse que ela não poderia ser responsabilizada se isso acontecesse, avisei que se era verdade ela não teria problemas se eu reclamasse ao onbundsman e pedi o supervisor. Ela me transferiu e dois segundos depois o supervisor estava cancelando os serviços "gratuitos" sem perguntar mais nada. Motivação de funcionários é realmente show, mas fazer show de talentos não garante qualidade se as condições de trabalho e o treinamento dos funcionários é medíocre. Aliás, faltou um dado na reportagem, qual o índice de "turn over" (dispensa e contratação) da empresa. Eu nunca vi uma empresa com um turn over tão alto para atendentes. Pois é, programa de incentivo pra inglês ver. Bom pra mostrar para outras empresas, mas nós aqui embaixo que utilizamos os serviços ainda nos debatemos a qualidade extremamente pobre do serviço de atendimento. E vc? Já se estressou com a Telefonica (leia-se "atendente da Atento")? Ou fui só eu?

3 comentários:

  1. Desnecessario dizer que ja passei por problemas semelhantes, creio que todos que possuem telefone fixo ja passaram por algo parecido, mas o que eu quero ressaltar sobre esse post é a relação com o post anterior, porque você sentiu que o trabalho rendia num sabado de manha após a sonolencia inicial?! creio que por ter gosto no trabalho e o maior fator disso não creio que seja talendo, dedicação, ou dom para o trabalho e sim a motivação que estes o tras e motivação esta extremamente ligada com objetivos, vejamos uma jogo qualquer, porque os jogadores desse jogo continuam jogando?! pois tem um objetivo que eles querem atingir, e metas de produção forças não são objetivos pessoais de trabalho, duvido que alguém é robotizado ao ponto de dizer que a meta é produzir 5000 linhas de código/dia acho que quando essas metas da atento são traçadas o objevo final é perdido, a satisfação ou no minimo elucidação da duvida fica em segundo plano perante as metas de 30secs, afinal um serviço de atendimento ou suporte ja tras por si só uma grande carga de estresse pois normalmente o cara que liga ja esta puto ao extremo quando decide ligar, por que então aumentar a pressão colocando metas absurdas e que não possuem qualquer relação com o objetivo final?! (afinal vc ligar para pedir ajuda falando que só tem 30secs ou vc quer ver sua duvida atendida, e se bem atendida importa realmente o tempo que ela levou? - excessão se te colocarem na espera por muito tempo :)

    ResponderExcluir
  2. Este é o ponto de vista de quaisquer pessoa que tenta entrar em contato com empresas deste tipo.

    Quanto maior o porte, menos o tempo de atentimento.
    Conheço alguns amigos que também trabalham ou trabalharam na Atento... E comentaram sobre os mesmos problemas.

    Sobre estes tipos de reportagens, eles nuncam colocam a satisfação dos funcionários com o trabalho e sim o que a empresa produz e realiza com eles.

    Do que adianta colocar os incentivos para que os funcionários trabalhem, se eles acabam trabalhando de mau gosto.

    Um dia o incentivo poderá ser para que o funcionário trate bem o cliente e não que trate bem a empresa (com rendimentos)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:46 PM

    Não posso dizer que a telefonica é uma excelente empresa no ramo de telefonia, mas como um atendente pode ajudar um cliente se ele liga para pedir uma informação dessa forma, não sabe nem as vezes o nome correto da empresa ou assinante,pq as vezes o próprio cliente não registra o nome fantasia, ou não autoriza a divulgaçao do número, e vcs acham que é a telefonica e sim o próprio cliente, não sabem nem o endereço corretamente, diz fica perto daquilo ou disso, ai é dificil né, nós não temos bola de cristal, as vezes nem sempre o clinte tem razão,além de sermos funcionários tb somos clientes, ai como vc pode ver nem sempre o cliente tem razao, vc está certo( tem bons e maus funcionários em todas as empresas, vai da indole de cada pessoa)mas as vezes o cliente esquece que do outro lado da linha é gente tb que gostaria de ser bem tratado tb

    ResponderExcluir