quarta-feira, março 16, 2005

O padrão "Idiota Útil"

Ontem eu estava em casa mexendo em um projeto pra fazer um Wiki. Aí tive um problema qdo estava tentando renderizar uns links. Fiquei ontem o tempo todo olhando para o código e imaginando soluções, fui dormir pensando no problema, acordei e vim trabalhar caminhando e pensando no problema. Foi então que me veio o estalo e a solução apareceu, de maneira óbvia e elegante. Qdo cheguei no trabalho, todo feliz, expliquei pra um colega o problema em linhas gerais. Qdo terminei a explicação ele me veio exatamente com a mesma solução que eu passei horas e horas pensando... :p Frustrante! Aí fiquei imaginando: 1 - Ou eu sou muito estúpido e o cara é muito inteligente (ele é, de fato, por consequência, devo ser um estúpido :p ) 2 - Ou qdo eu expliquei o problema já induzi a solução que eu tinha pensado (provável) 3 - Ou qdo o problema é visto de fora, fica mais simples. A opção 3 ficou martelando na minha cabeça, pq eu lembro que ontem passei boa parte do tempo só pra decidir em qual parte do código deveria modificar. Acho que qdo expliquei o problema sem entrar em detalhes de código, a solução ficou mais óbvia. Então eu senti, na prática e na pele, porque o padrão "Idiota Útil"* é tão bom pra resolver problemas. Vou fazer mais uns testes, mas acho que vou adotar o "Idiota Útil"* sistematicamente daqui pra frente.
* "Idiota Útil" (batizado pelo grande desenvolvedor e "cara de curtição" Cláudio Teixeira) - pra quem não sabe, é quando vc está com um problema e explica pra alguém, aí o cara pra quem vc está explicando nem sequer abre a boca e vc pára: "Pode deixar, valeu! Já achei a resposta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário