- Closures.
- OPCIONALMENTE tipada. Isso mesmo, nem dinâmicamente tipada nem estaticamente tipada, quero usar tipo qdo eu quiser. E mais, por conta disso tem que aceitar polimorfismo local.
- Biblioteca decente para Coleções com suporte a Closures e uniformidade de métodos entre as coleções.
- Suporte a slice nas coleções (subcoleções) e em arrays e similares.
- Reflexão simples e funcional.
- Puramente Orientada a Objeto. Classes tb tem que ser objetos.
- Suporte a Expressões Regulares no padrão PERL, de preferência com muito açúcar sintático.
- Suporte a slice em Strings, aliás, melhor, Strings com mesma interface que Array.
- Biblioteca para Arquivos simples e funcional, PRINCIPALMENTE com facilidades para trabalhar arquivos texto. Nada de open - close, deve trabalhar com closures (padrão "during" do Smalltalk). Serialização opcional em CSV e XML tb ia ser legal.
- Biblioteca para Banco de Dados simples e funcional. Também que ser capaz de trabalhar com closures naturalmente. Nada de open - close tosco, usar novamente o padrão "during" do Smalltalk.
- Biblioteca para Rede simples e funcional. Suporte a closure, serialização e desserialização automática de qualquer objeto. Sockets do Java são um bom começo.
- Suporte descente a Threads. A nova biblioteca do Java 1.5 parece boa, mas, adicionalmente, deveria ter uma estrutura especial de linguagem para indicar instruções que eu posso executar em paralelo daquelas que eu sou obrigado a executar sequencialmente. O trecho em paralelo tem que terminar todo antes de prosseguir para a próxima instrução sequencial. A JVM ou equivalente deveria aceitar um parâmetro de quantas paralelizações no máximo ela aceita e qdo esse limite chegar, executar sequencialmente as instruções que estão marcadas como "executáveis em paralelo". Se quiser ter uma boa idéia do que estou falando, veja as tags "sequential" e "parallel" do ANT.
- Suporte MUITO simples e funcional a XML e processamento XSLT.
quarta-feira, março 09, 2005
Wish List para a linguagem ideal (revisada)
Wish List atualizada, novos itens em negrito
Será que Python atende tudo isso?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário