segunda-feira, julho 25, 2005

Influências Rubêscas (não, não é do Rubens... é do Ruby)

Ruby anda me fazendo mal. Volta e meia estou mexendo com Java e fico pensando: "Se isso fosse em Ruby, dava pra fazer assim e assado, duas linhas ao invés de vinte!". Mais ou menos a mesma sensação que eu tinha sobre Smalltalk, mas, no momento, minha cabeça tá cheia de Ruby. Não que Java seja ruim. É muito bom, na verdade! Contudo, acho que sempre vou sentir falta de Closures nela. Outra coisa, nunca fui muito feliz com a tipagem estática do Java. Mas pensando bem, ando percebendo que linguagem dinâmicamente tipada só é boa se vc trabalhar com Unit Tests. Não que isso me preocupe, mas tá meio longe da realidade de 90% das empresas (se não mais). E para quem acha que isso é um argumento que mata as linguagens de tipo dinâmico: leiam Pragmatic Programmer, especialmente a parte sobre programar por coincidência. Aquilo é uma verdade que pega bem no meio das bolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário