quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Onde estão os web designers? (Reclamação!!!)

Eu costumo dividir os caras que fazem o visual da página em 3 categorias: "Fazedor de HTML" não sabe HTML. Usa só Dreamweaver, ou pior, FrontPage. Não tem noção de cores, uso de espaço em branco, fonte, nem nada. No nível avançado, conhece as tags FONT e TABLE, e sabe fazer borda arredondada. Usa o Photoshop só para fazer as bordas e botões. O layout das páginas desses caras costuma ter um monte de coisas, todas competindo pela sua atenção. E mesmo qdo parece boa, tem um "ar" de amador, mas não dá pra definir bem o porquê. "Designer" fez ou faz faculdade de publicidade e propaganda, marketing ou alguma coisa relacionada. Tem noção de design e ama Mac de paixão, mas continua usando Photoshop no Windows XP da empresa. Volta e meia usa o Dreamweaver. Mas faz o design obrigatoriamente no Photoshop. Conhece um pouco de HTML e um pouco de CSS. Manda bem no Flash. O layout desses aí é muito profissional. Mas costuma ter 4 problemas: - É pesado pra carvalho - Se o usuário não estiver rodando 800x600 com fonte padrão no Internet Explorer (800x600 pro cara é "ser compatível), o layout fica um lixo ou então arrebenta de vez. - Usar ele pra programar é um inferno, porque o HTML é tosco e bagunçado (padrão Dreamweaver e FrontPage, muito obrigado) - Se for atualizar o conteúdo, melhor republicar a página toda. Não tem como "só alterar um pedacinho". "Web-Designer" nunca fez faculdade, ou se fez, fez de alguma área de informática, mas sempre gostou mais de fazer interfaces do que chafurdar no código. Conhece HTML bem, CSS como a palma da mão e um bom tanto de Javascript. Acha falhas no Dreamweaver e excomunga o FrontPage. Rabisca o layout no papel antes de fazer qualquer coisa e quando faz, passa mais tempo mexendo na visão "source code", que na "layout". Os problemas desse cara? É muito difícil de encontrar um cara desse tipo, e quando se acha, não se paga o que ele merece. Até hoje, encontrei muito poucos raríssimos dessa espécie. O layout do cara costuma ser leve e limpo, com comentários e ótimo para programar. Sem falar que ele sabe fazer layout líquido numa boa, e a página não estoura se você usar o Ópera ou se seu padrão de fonte for um pouco diferente. Fora isso, é do tipo do cara que se você explicar uma linguagem de template pra ele (qq uma, Velocity, JSP, XSLT) ele não só sabe fazer o layout usando ela, como descobre novos e melhores jeitos de usar que você nunca pensou. Se você é ou conhece um desses, me avisa. Tou precisando conhecer mais!!!

Um comentário:

  1. Realmente isto é complicado.
    O que contratar para a empresa: um cara que entende de design e sabe bem como dispor cores, melhor lugar para conteúdo e informações e lhe falta a boa prática do desenvolvimento, ou o cara que sabe bem programação de web design, mas falta a coordenação para encontrar o estilo correto, pois estes são os tipos que mais se encontra.
    Muitas vezes você encontra bons designer (tipo minha irmã) que tem boa visão de como dispor informações e cores, mas se tirar o editor que ajeita tudo (despresando o bom código), então fica sem saber o que fazer. Em outras você encontra bons web designer que utilizam bem as formatações e estruturas, mas falta aquele capricho de dispor as informações.

    Acho que as empresas devem contratar um de cada, por isto que pagam pouco para os dois.

    ResponderExcluir