quarta-feira, março 31, 2010

Sobre a carreira

Eu estava revisando meu currículo esses tempos atrás e comecei a ver no que já trabalhei, não em tecnologia, mas os negócios em que trabalhei, e fiquei surpreso com a quantidade de coisa que 'entuia os meu norônio'. Olha que beleza:
Comecei dando aula de DOS, WordStar, Lotus-123 e QuattroPro, depois seguem aulas de Windows, Access e 3DStudio (versão DOS!).
Largo as aulas e vou dar manutenção em um sistema auxiliar de uma indústria de celulose e papel.
Pouco tempo depois começo a mexer com e-commerce e um portal.
Mais um ano e vou pra bioinformática mexer com análise de DNA.
Saio e vou trabalhar com e-government na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
Na sequência engata um sistema para configuração de equipamento de medição remota, e o front-end de um e-banking.
Fico 2 meses parado e vou trabalhar com replicação de autorização em catracas eletrônicas, middleware para transferência de dados entre fabricantes de móveis, CRM, e um site para corrida de cavalos.
Nesse meio tempo correm em paralelo: mais aulas e mais sistemas para bioinformática.
Saio e vou trabalhar com logística, segurança pública e análise de recursos hídricos.
E agora, fazem duas semanas, tráfego de controle aéreo controle de tráfego aéreo.
...
De DNA a burocracia, de caminhões e cavalos a aeronaves. Tenho certeza que tenho alguma lição pra tirar disso, mas não sei qual :D
O mais engraçado é que, no final de cada sistema, eu (e todo mundo que tinha trabalhado no projeto) sabia mais que muita gente da área. Acho que é efeito colateral de quando você tem que esmiuçar tudo quanto é regra para poder fazer o software. Depois que passa o projeto a memória faz seu trabalho e lentamente você vai esquecendo tudo que aprendeu. Eu me divirto no processo, mas às vezes me parece um tremendo esforço em vão, já que vou esqueçendo tudo. =/

Nenhum comentário:

Postar um comentário