segunda-feira, novembro 08, 2004

Tempos de "polimento"

Tenho reparado que sempre que um software está para ser liberado, existem um monte de pequenas arestas, ou "pontas soltas", que precisam ser corrigidas. Esse tempo costuma ser de no mínimo dois dias até uma semana, no caso mais genérico. Depois disso, ainda existem os "polimentos" de pequenos bugs que só são percebidos em produção. Esse tempo normalmente é disperso, de acordo com a velocidade em que os bugs são encontrados/reportados, em pequenos "chunks" de quinze minutos até metade de um dia. Isso costuma invadir o tempo de desenvolvimento de outros software e, olha que interessante, não costuma ser contado no tempo de projeto desses outros softwares. Uma vez medimos esse tempo de "polimento de produção" e ele tomou cerca de 10% do tempo total de outro projeto. Próxima vez que eu fizer uma estimativa de projeto, vou incluir uma semana de "polimento" no fim, e já vou alertar para essa "invasão" de projeto. Será que isso seriam "patterns de desenvolvimento de software"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário