quinta-feira, agosto 04, 2005

Limite de popularidade de uma linguagem

Agora cedo eu e o Alessandro conversamos rapidamente sobre linguagens como Ruby e Python estarem ficando cada vez mais populares.
Ronie  x-arnie  .NET e Java são mainstream, depois vem PHP,
                Python e lá na rabeira, Ruby 
Ronie  x-arnie  Contudo, com o framework de web deles, o Rails,
                estão ganhando espaço, só não sei até onde. 
x-arnie  Ronie  hum.., complicado dizer 
x-arnie  Ronie  mas não vai ficar muito além do python ou php,
                eu diria que no máximo igual ao php
x-arnie  Ronie  pelo que costumo ver nessas evoluções 
Ronie  x-arnie  Por aí. 
Ronie  x-arnie  Sem suporte de uma grande empresa,
                não atinge a "diretoria" 
x-arnie  Ronie  that´s the point! ;) 
Taí, se dá pra fazer uma aposta sobre até onde vai a popularidade de uma linguagem, ou o tamanho da sua comunidade, podemos chutar que não vai além do PHP se não atingir a diretoria. O Ruby e o Rails mudariam isso? Eu gostaria, mas duvido muito.

4 comentários:

  1. Comentando com o Ronie agora saiu algo que pode vir a acrescentar, o sucesso de uma linguagem tambem pode ser avaliado pelo marketing que temos em cima dela, Ruby talvez nunca conseguiria passar as linguagens com Marketing profissional e massivo e talvez, como vocês disseram, equivaler-se a PHP e cia que possuem o mesmo nivel de marketing, pois afinal a escolha da linguagem na grande maioria das vezes não está na mão de quem usa e sim de quem paga (e se envolve pagamento o marketing é fator indicutivel na hora da escolha).

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  2. Anônimo6:21 PM

    Vai ter nome grande assim na pqp :P
    Marlus,
    é, o suporte da grande empresa com certeza envolve também o marketing na linguagem.
    O que costumamos ver no mercado é um 'know how' criado pelo ecessivo marketing que 'faz a cabeça' das empresas, mesmo que ele seja falho ou falso.
    Uma vez ouvi uma frase bem interessante, era algo assim: Uma mentira dita uma vez é uma mentira, mas dita várias vezes (e por várias pessoas) torna-se uma falsa verdade.
    Talvez seja isso que costumamos ver por ai... ;)

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  3. Cumprido,

    É verdade e o que é pior é que o Marketing (nome escolhido para bode espiatorio mas quando eu digo marketing é mais no sentido de lobby mesmo) é sempre voltado para quem toma as decições, os gerentes de TI ou CEO, CIO sempre são os enganados que acreditam em tudo que uma boa apresentação ou propaganda conta, um grande sintoma disso é que o programador nunca (ou a grande maioria das vezes) é o responsável pelas suas ferramentas

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  4. Anônimo1:32 PM

    Fala Ronie, bom ver mais um brasileiro trabalhando com Rails por aqui. Acho que a questão da baixa popularidade de tecnologia tão boa quanto Ruby e Rails tem 2 lados: um é que se torna difícil usá-la quando você não tem autonomia na decisão de que tecnologia utilizar, mas por outro lado, quando você tem autonomia nesse ponto, te dá um diferencial determinante frente a concorrência que ainda usa velhas carroças como Java.

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