quarta-feira, agosto 24, 2005

Qualidade implícita e Fábrica de Software

Bom, não é novidade pros meus amigos que tenho minhas restrições quanto ao termo "Fábrica de Software", porque ele implica em algumas coisas que eu não concordo muito. Pra poder ser "Fábrica de Software" tem que ter uma estrutura que eu não vi em nenhuma empresa que se auto-intitula isso. Então, fico com a impressão que eles estão vendendo gato como lebre. Outra reclamação minha, a mais básica, é que "Fábrica" tenta seguir o modelo de produção em massa de montadoras: "Coloque o design na ponta da fábrica, os programadores seguem as instruções e o software fica pronto". Isso é uma maravilha sob o ponto de vista gerencial já que é um processo previsível e vc só precisa de uns poucos analistas muito experientes e um tanto de programadores de baixo custo. Por mais que eu tente, não consigo me convencer que isso funcione (por motivos bastante óbvios). Outro fator, que é simplesmente crítico, é que em toda "Fábrica" seu comprador espera que você tenha um processo muito bem definido de qualidade. Ninguém paga 60K num carro pra ele vir parcialmente completo, entregue depois do prazo e com uns defeitos aqui e ali. Imagine então um produto que chega a custar várias vezes um carro desses. Agora eu pergunto pra quem trabalha e gerencia uma fábrica: "Você tem métricas e métodos para produzir um software com a qualidade implicitamente esperada?". Seja sincero pra você mesmo, sem essa de "estamos nos preparando" e "temos mas o prazo não permite". Não é de se admirar que os clientes fiquem nervosos com nossa área. Dou razão à eles. PS: AH! E se vc acha que ter um CMMi garante essa qualidade, olhe o processo atentamente e pense de novo: onde no processo você detecta, corrige ou mesmo previne (ênfase aqui) os defeitos? Preenchendo relatórios e gerando mais ordens de serviço? E onde está o método de detecção? É do tipo: "Q&A vai lá, senta e testa?", "Isso é um processo a ser definido pelo Q&A". Ceeeeerto.....

Um comentário:

  1. Concordo, não dá para ser chamado de fábrica se nem ao menos consegue-se garantir a qualidade. É um ponto bem interessante, talvez deveríamos mudar o nome de "Fábrica de Software" pra "Fazenda de Software", pois pode ser que chova pouco, ou um ataque de pestes ou mesmo a 'vaca vai pro brejo'! ;)

    ResponderExcluir