quinta-feira, agosto 11, 2005
Padrão nada importante: "Result named variable"
Um padrão sobre nomenclatura que eu adoto faz uns anos, e já vi alguns outros birutas usando também (é bom saber que não sou o único retardado da área).
Problema:
Você tem um método que retorna uma coleção, uma das primeira linhas do método é atribuir uma coleção à variável local que vai ser retornada. Você não encontrou um bom nome para a variável.
Solução:
Chame a variável de "result".
Isso parece besta, mas sabe que torna o método muito legível? Ando usando essa nome de variável pra quase todo método onde eu acumulo coisas e retorno o resultado. Não sei se foi pq acostumei com o padrão, mas sempre bato o olho e já entendo o que acontece.
Isso estende pra outra idéia que ando experimentando: variáveis locais nomeadas segundo sua função no método. Se é um contador: counter, x ou i; se é um pedaço da string de nome de cachorro:string_part e não dog_name_part.
Ainda estou experimentando pra ver se isso é bom. A gente só sabe se fica bom mesmo depois que tem que mexer no mesmo programa depois de seis meses. Então leva um tempo pra ver se é útil de fato.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Considere-me um louco também ;) Pois nome de variável de rotorno, é result, porque return é reservado! E contador é x ou count, i mais raramente.
ResponderExcluirAbraços